Feirão on-line para consumidor negociar dívida começa nesta segunda
2017-11-06 11:04:22
Quem está com dívidas atrasadas pode aproveitar os mutirões para renegociar seus débitos antes do ano chegar ao fim.
Nesta segunda-feira (6), começa o Feirão Limpa Nome da Serasa Experian, que permite a renegociação de pendências pela internet até 30 de novembro. Não há previsão de data para a versão presencial do feirão.

"Neste ano decidimos realizar o feirão 100% on-line para ampliar a oportunidade e ajudar o maior número de consumidores em todo o Brasil", afirma Raphael Salmi, diretor de estratégia e gestão da Serasa.

Os consumidores poderão renegociar suas dívidas pelo computador, tablet ou celular diretamente com as empresas participantes, de segmentos como bancos, telefonia, lojas, entre outros.

A Tricard, de cartões de crédito, por exemplo, oferece desconto de até 95% parcelado. Na Vivo, o desconto chega a 60% à vista.

Para participar, é preciso acessar o site do feirão e se cadastrar. Depois, o consumidor será direcionado para uma página em que estarão listadas as suas dívidas na base de dados da Serasa que podem ser negociadas com as empresas.

Também serão informados os canais de atendimento —telefones, e-mail ou chat— disponibilizados por cada credor. Algumas empresas terão ofertas preestabelecidas, com simulações e boleto bancário para quitação da dívida.

De acordo com a Serasa, 320 mil consumidores limparam o nome na última edição do feirão.

A Boa Vista SCPC também promove campanha similar. A "Acertando suas Contas" acontece entre novembro e dezembro em Maceió (AL), Bataguassu (MS) e mais de 20 cidades do interior de Santa Catarina e São Paulo.

O municípios participantes poderão realizar mutirões —quando as empresas credoras se reúnem em um mesmo local e período para prestar o atendimento ao público— ou serviço itinerante, em que entidades parceiras (associações comerciais, empresariais e industriais, federações e entidades de classe) atendem ao consumidor no balcão do SCPC e, após prestar orientações, o consumidor é encaminhado para a renegociação diretamente no estabelecimento do credor, munido de um cupom.

Segundo Maria José Barros, diretora de Marketing da Boa Vista, em ambos os formatos o consumidor pode consultar gratuitamente seu CPF na base do bureau —a pesquisa também pode ser feita gratuitamente pelo portal www.consumidorpositivo.com.br.

Na capital paulista, a realização da campanha está sendo reavaliada para a próxima edição, prevista para 2018.

Bancos e Cartão
O número de inadimplentes no país chegou a 60,5 milhões em setembro, segundo a Serasa, alta de 1,5% em relação ao mesmo mês de 2016. Essa dívida somava R$ 267,5 bilhões, com uma média de quatro pendências por CPF, ou seja, cerca de R$ 4.422 por pessoa.

A maioria dos débitos foi contraído junto aos setores bancários e de cartão de crédito (29,6% do total). O segmento de "utilities" (energia elétrica, água e gás) respondeu por 17,8% do total de débitos em atraso. Telefonia alcançou 11,7% do montante, e a inadimplência do varejo foi de 13,8% em setembro.

Planejamento
Antes de negociar uma dívida com o credor, a Serasa recomenda que o consumidor faça um bom planejamento, colocando na ponta do lápis suas despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas.

Assim, é possível estimar quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada, escolhendo condições e formas de pagamento que se encaixam no orçamento.

"Estamos na época de recebimento do 13º salário, e quem possui benefício, é recomendável que priorize o pagamento da dívida com este recurso", afirma Salmi.

"O consumidor deve aproveitar a oportunidade da nova edição do Feirão Limpa Nome para limpar o nome, renegociando com condições de pagamento que caibam em seu bolso para sair da inadimplência", completa.

FEIRÃO LIMPA NOME
Bureau de crédito Serasa Experian
Quando 6 a 30 de novembro
Onde on-line, pelo site www.serasaconsumidor.com.br/feirao 

Fonte: AsseCom
Comentrios.
Deixe um comentrio.