Hoje é o Dia do Saci, saiba mais sobre este personagem brasileiro
2017-10-31 11:10:51
Chega o Dia 31 de outubro e todo mundo pensa em chapéus de bruxa, abóboras com sorrisos malvados e outros seres assustadores. Mas, no Brasil, hoje é o dia de outro personagem: o Saci.

De gorro vermelho, uma perna só e cachimbo na boca, o Saci é famoso por aprontar com todo mundo. Suas travessuras favoritas são assustar os viajantes, esconder os objetos e dar nó na crina dos cavalos. Os bichos ficam doidos!

Mas nem sempre o Saci foi desse jeito. A lenda deste menino nasceu com os indígenas, que contavam a história de um curumim que protegia as florestas. Nada de uma perna só ou do cachimbo.

Mas, quando os escravos africanos chegaram ao Brasil, eles incorporaram o mito. Aí, o menino indígena virou o negrinho que conhecemos. Ao contrário dos escravos, o Saci era livre e podia correr as matas fazendo travessuras.

Monteiro Lobato

Um dos primeiros escritores a recuperar a lenda do Saci foi o pai da Emília e de toda a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo: Monteiro Lobato.

O escritor gostou tanto do menino de gorrinho vermelho que escreveu "O Saci". Nele, Pedrinho acaba capturando um Saci em uma garrafa. Em troca da liberdade, ele leva o menino para uma aventura na mata, onde Pedrinho conhece a Mula-Sem-Cabeça, a Caipora e outros seres mágicos brasileiros.

Fonte: FSP
Comentrios.
Deixe um comentrio.