'Nem dormi de tanta emoção', diz menino de Araraquara aprovado pela 2ª vez na Escola Bolshoi
2017-10-24 14:19:05
studante de Araraquara (SP), José Felisbino Sobrinho Neto, de 11 anos, tem vários sonhos, entre eles ser bailarino. Aprovado pela segunda vez na Escola Teatro Bolshoi, ele disse que agora tem tudo para se tornar um grande profissional da dança. "Nem dormi de tanta emoção, estou muito feliz", declarou o menino ao vencer a seleção no fim de semana em Santa Catarina.

A lista dos 48 aprovados para fazer um curso técnico de balé clássico foi divulgada no último domingo (23). Jovens de todo o Brasil e até do exterior estiveram em Joinville para a seleção da única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia.

Na pré-seletiva, realizada em Araraquara no início do mês, dez candidatos da cidade foram selecionados entre os cerca de 250 de várias regiões do país que participaram. José foi único araraquarense que conseguiu a vaga.

"Estou muito alegre e emocionado. Mas fiquei um pouco triste também porque meus amigos não passaram, queria que eles fossem junto comigo", disse o menino.

Mundo da dança

José começou a estudar na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) no ano passado. Segundo ele, foi a avó quem o incentivou devido à hiperatividade. "No começo eu não gostava muito de balé, mas assisti alguns filmes e apresentações na escola que me inspiraram", contou.

Na unidade ele tem aulas obrigatórias de segunda a sexta-feira de dança contemporânea, balé clássico, sapateado, capoeira, música, teatro, artes visuais, educação ambiental, leitura e tecnologia da informação e comunicação e organização de estudos e pesquisas, explicou Vivian Tavares, diretora interina.

Incentivo

Assim que prestou os testes do Bolshoi pela primeira vez foi selecionado, mas faltou dinheiro para morar em outro estado. "Desta vez farei de tudo para que ele consiga o sucesso. Vou tentar algum patrocinador porque não tenho condições", disse a mãe do menino, Maria Clara Martinez, de 33 anos.

Separada, ela trabalha como auxiliar de cozinha e tem outros quatro filhos. Conta com a ajuda da mãe para manter a família no bairro São Rafael II. José é o único dos irmãos que pegou gosto pelo balé.

"Ele é caseiro, sossegado, gosta de computador e de televisão. Nós sempre o incentivamos a fazer o que gosta ", afirmou a mãe.

Seletiva

Ao todo, 600 crianças e jovens participaram do processo seletivo, que teve um índice de 60 candidatos por vaga. Os aprovados serão bolsistas e ingressam no Curso de Dança Clássica, com duração de até oito anos.

Além de ensino gratuito, recebem alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência e urgência pré-hospitalar.

As aulas começam em fevereiro de 2018. Os aprovados devem fazer a matrícula no período de 6 a 30 de novembro.
Fonte: G1
Comentrios.
Deixe um comentrio.