Maior asteroide já registrado passará próximo a Terra nesta sexta-feira
2017-09-01 10:25:51
O asteroide Florence, com quatro quilômetros de diâmetro, vai passar a 7 milhões de quilômetros de distância da Terra nesta sexta-feira (1). É o maior objeto extra-terrestre a passar tão próximo do planeta desde que os registros de asteroides começaram a ser feitos.

"Mesmo que muitos asteroides conhecidos tenham passado mais perto da Terra do que o Florence, todos eram menores", explica o diretor do Centro de Estudos da Nasa para Objetos Próximos da Terra, Paul Chodas.

De acordo com medições do telescópio espacial Splitzer, da Nasa, o asteroide Florence tem 4,4 quilômetros de uma ponta a outra. Ele passará a uma distância equivalente a 18 vezes a distância entre a Terra e a Lua, portanto não há risco de colisão.

Astrônomos estão animados com a oportunidade de observar e estudar um asteroide tão grande e tão próximo. A oportunidade de acompanhar o Florence será única, já que o objeto só deve passar próximo a Terra novamente em 2500.

O asteroide viaja a 13,53 quilômetros de distância, e mesmo tão longe, poderá ser observado com auxílio de pequenos telescópios ou mesmo binóculos, parecendo uma pequena "estrela" muito lenta para quem observa da Terra.

O Florence recebeu esse nome em homenagem à pioneira da enfermagem moderna, Florence Nightingale. O asteroide foi descoberto em 1981 pelo astrônomo norte-americano Schelte J. Bus, quando trabalhava em um observatório na Austrália.
Fonte: AGB
Comentrios.
Deixe um comentrio.