Exposição de Artista Plástico Jonir Figueiredo inicio nesta sexta-feira em Bonito
2017-06-17 10:01:02

Como diria o filósofo, poeta, ensaísta e romancista George Santayana: “Um artista é um sonhador que consente em sonhar o mundo real.” É assim que podemos falar do renomado artista plástico Jonir Figueiredo, com seus 66 anos de idade e 44 anos dedicados ao ofício, ele fará uma exposição na cidade de Bonito , inicio  nesta sexta-feira (16) de junho a (08) de julho - “Jonir no Paraíso das Águas.”

Criativo e buscando sempre inovar com sua arte, é assim que podemos colocar parte de suas inúmeras obras já criadas, o artista plástico que é conhecido nacionalmente e internacionalmente, tem uma relação forte com a cidade de Bonito desde os anos 80: “Quando criaram a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, eu era o técnico de artes plásticas da fundação de cultura do estado. E recebemos a visita do então Prefeito de Bonito o Sr. Bigaton (João Darci Bigaton) e da secretária de educação e cultura a Sra.  Nilma, ambos falecidos, haviam a época a vontade de ampliar a cultura da cidade, e fui convidado e trouxemos o primeiro curso da cidade de papel artesanal, junto com uma outra pessoa que era a Sra Sandra Vissoto.”

Jonir ainda se lembra do primeiro folder de Bonito no ano de 1986: “Lembro que era um folder que mostrava a Gruta do Lago Azul, a Ilha do Padre, e umas pessoas andando a cavalo, eu montei a primeira exposição turística de Bonito, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, onde tem o Teatro Aracy Balabanian, lembro que levaram gamelas de madeira, umas ametistas e entalhes de madeira e doces que faziam, essa foi a primeira exposição fora da cidade Bonito para divulgar a mesma.”

Ele se denomina artista desde que veio ao mundo: “O artista é, não precisa ser. Eu nasci artista, eu nunca tive aula de desenho, pintura, a única vez que tive aula de desenho técnico foi quando era aluno na turma de carpintaria do SENAI.”

O mais legal desta exposição que acontecerá agora em Bonito é poder observar as pedras, com seus respectivos desenhos: “Eu olho para as pedras, apenas sigo os próprios traços esculpidos por elas mesmas.” Além disso, o artista plástico trará as famosas Mandalas.

Além de poder prestigiar a exposição, o interessante é conversar com esse grande Artista Plástico do cenário cultural Sul-Mato-Grossense. A exposição “Jonir no Paraíso das Águas”, começou ontem e vai até o dia (08) de julho no Hotel Paraíso das Águas em Bonito. 

Fonte: BI
Comentrios.
Deixe um comentrio.