Barra do São Lourenço é declarada como interesse público pelo Patrimônio da União
2016-04-13 15:00:00
Barra de São Lourenço, fica às margens do Rio Paraguai, aos pés da Serra do Amolar
A comunidade Barra de São Lourenço, área de 12.241,00 m², localizada em Corumbá à beira do Rio Paraguai foi declarada como interesse público por parte da Secretaria do Patrimônio da União, em portaria assinada no último dia 7 de abril, e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. A declaração tem embasamento no art. 5° da Lei 9.636/98, e o processo n° 04921.200610/2015-65.

Segundo o órgão, o terreno caracterizado como Área de Preservação Ambiental Permanente é de interesse público porque contribui como fator econômico e social da região, e para a melhoria das condições de vida da “população ribeirinha tradicional que promove o aproveitamento racional e sustentável, dos recursos naturais disponíveis na orla fluvial do Rio Paraguai”.

A portaria publicada visa à edificação de residências da população e equipamentos públicos para a comunidade, que por ser um aterro, foi construído acima da cota das enchentes comuns na região, deixando a área livre de inundações. Declarado por meio do Termo de Autorização de uso Sustentável – TAUS.

Todas as coordenadas e limites da área estão no Memorial Descritivo anexado ao processo, que também está disponível na integra no site www.patrimoniodetodos.gov.br.

A portaria afirma ainda que a destinação de interesse social beneficiará 16 famílias da Comunidade Barra do São Lourenço, que utilizam o imóvel e seus recursos naturais de forma sustentável, para moradia e coleta de frutos ou manejo de outras espécies extrativas.

A localidade será cadastrada no Sistema Integrado de Administração Patrimonial (SIAPA), pela Secretaria de Patrimônio da União, que dará conhecimento da portaria ao Cartório de Registro de Imóveis da Circunscrição e à Prefeitura Municipal de Corumbá.
Fonte: CP
Comentários.
Deixe um comentário.