ICMBio reabre Pico da Neblina para visitação pública a partir de março
2020-01-13 14:43:18
O Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado no estado do Amazonas, será reaberto para o turismo. A previsão é que a visitação pública seja permitida a partir de março de 2020, após um edital lançado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As agências e operadoras interessadas têm até 21 de janeiro para se habilitarem. O resultado final das empresas autorizadas e o calendário das operações deve ser publicado até o fim de fevereiro pelo instituto. O parque está fechado desde 2003, por recomendação do Ministério Público Federal.

De acordo com o ICMBio, a prestação de serviço precisa seguir o Plano de Visitação, aprovado pelo órgão, e a Carta de Anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai). No caso do Pico da Neblina, por ser unidade de conservação e um território indígena, há dupla proteção e afetação.

Assim, as operadoras de turismo vão atuar em parceria com os Yanomamis. A responsabilidade da gestão do turismo é da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (Ayrca), que terá apoio dos órgãos públicos. O credenciamento das operadoras é feito pelo ICMBio.

O processo para reabertura do Pico da Neblina à visitação turística durou cerca de cinco anos. A atração foi criada em 1979 com o objetivo de proteger a riqueza natural da região amazônica e controlar a ocupação desenfreada das fronteiras no norte do país.
Fonte: ME
Comentrios.
Deixe um comentrio.