Leonardo de Deus vem inaugurar primeira piscina olímpica de MS no sábado
2019-12-10 09:54:04
A primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul, homologada e adequada para competições, será inaugurada no próximo sábado, 14, no Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) da Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), no bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande, e não poderia ter convidado mais ilustre. Será o nadador campo-grandense Leonardo de Deus, atleta olímpico de 28 anos, recordista brasileiro e três vezes campeão Pan-Americano nos 200 metros estilo borboleta em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.

Leo de Deus, como é chamado por seus amigos e colegas da natação brasileira, dará nome à etapa do Campeonato Estadual de Natação, programada pela Fedams (Federação de Natação de Mato Grosso do Sul) para inaugurar a piscina olímpica da Funlec, e ele comemorou em suas redes sociais.

“Tá CHEGANDOOO!!! Muito feliz e honrado de ter meu nome como campeonato estadual de MS. Vamos fazer a melhor competição do ano. Obrigado pela homenagem”, postou o atleta da Unisanta (Universidade Santa Cecília), de Santos-SP, em seu perfil no Instagram.

Já no clima dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, a inauguração da piscina é a chance de ver em ação um atleta de alto nível, que além do nado borboleta também é um especialista nos 200 metros nado de costas. O estilo valeu bronze Pan-Americano para Leonardo de Deus em Toronto 2015 e Lima 2019.

A piscina olímpica construída pela Funlec tem 25 metros de largura e 50 metros de extensão, conta com 10 raias e comporta 3 milhões de litros de água. É o dobro das medidas oficiais de uma semiolímpica (25 metros x 12,5 metros) e cinco raias.

“Queremos que a nossa piscina olímpica seja um centro aquático para abrigar competições estaduais, nacionais e internacionais. Por isso firmamos parceria com a Federação de Natação (Fedams) e acreditamos que este espaço será importante para o futuro do esporte em Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da Funlec, Luiz Roberto Pires.

O exemplo prático da importância da primeira piscina olímpica do estado já poderá ser visto neste sábado. Estarão em ação várias jovens promessas da natação sul-mato-grossense em pelo menos cinco das sete categorias - Mirim, Petiz, Infantil, Juvenis, Junior, Sênior e Master -, que irão reunir 207 atletas locais, além de 29 nadadores bolivianos. No total, o evento de inauguração do centro aquático da Funlec tem 236 atletas inscritos.

Na avaliação do presidente da Fedams, Marcello Vargas Tiago, a piscina olímpica da Funlec marca uma nova era na natação em Mato Grosso do Sul. “É um espaço que não existia em nosso estado. O que existe são piscinas semiolímpicas, onde os nossos atletas treinavam para disputar campeonatos nacionais e internacionais em piscinas olímpicas. Evidente que isso era uma dificuldade para eles na busca de resultados. Agora será diferente, porque os nossos atletas poderão chegar prontos e treinados em uma piscina de 50 metros”, afirmou o dirigente.

Programação – A etapa do Campeonato Estadual de Natação, que leva o nome do nadador Leonardo de Deus, será disputada no sábado, 14, das 7h às 12h, e das 15h às 19h, e no domingo, 15, das 7h às 12h. A cerimônia de inauguração da piscina olímpica será no sábado, às 11 horas.
Fonte: CGN
Comentrios.
Deixe um comentrio.